Cordel em Homenagem ao I ENPRAD


I ENPRAD - 04 a 06 de Setembro de 2012
I
O ENPRAD DA UERN
VALORIZA A EDUCAÇÃO,
REUNINDO EDUCADORES
PROMOVENDO A INTEGRAÇÃO.
EXPONDO E FAZENDO ARTE
ARTICULANDO A DISCUSSÃO.

II

NA ABERTURA PERCEBEMOS
O FOCO DA INTEGRAÇÃO.
REUNIR PIBIDIANOS
PARA FAZER SUA INSERÇÃO,
TENDO EM VISTA A DOCÊNCIA
E A SUA FORMAÇÃO.

III

NESTE MUNDO TÃO CARENTE
DE AMOR, PAZ E HARMONIA.
A CAPES SE FAZ PRESENTE
INCENTIVANDO A CADA DIA.
E A UNIVERSIDADE ESTADUAL
TRABALHANDO A CIDADANIA.

IV

NESTE ENCONTRO PEDAGÓGICO
DE IMPORTÂNCIA REGIONAL.
COM PRÁTICAS FORMATIVAS
DE INTERESSE CULTURAL.
AS ESCOLAS ESTÃO PRESENTES
DO NÍVEL SUPERIOR AO FUNDAMENTAL.






V

A UERN MAIS UMA VEZ
VEM DEMONSTRAR O SEU VALOR.
QUE NA ARTE DE ENSINAR
E FORMAR PESQUISADOR.
O ENPRAD ARTICULA, REUNE E ESTIMULA
DO ESTUDANTE AO PROFESSOR.

VI


OS TRABALHOS APRESENTADOS
NAS SALAS DE EXPERIÊNCIAS.
É FRUTO DE ATIVIDADES
DO PIBID E DO PRODOCÊNCIA.
COM TEMÁTICAS VARIADAS
DEMONSTRANDO SAPIÊNCIA.

VII

NÃO SE FORMAM PROFESSSORES
COM DISCURSOS DEMAGÓGICOS,
A UNIVERSIDADE VALORIZA
OS SABERES PEDAGÓGICOS.
DEBATENDO E PONDO EM PRÁTICA,
AQUILO QUE IDEALIZA.

VIII

O TEMA DA ABERTURA,
DEMONSTRA A PREOCUPAÇÃO.
DE QUEM TEM A RESPONSABILIDADE
COM OS PROBLEMAS DA EDUCAÇÃO.
DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL
E OS DESTINOS DA NAÇÃO.





IX

OUTRO TEMA DISCUTIDO
FOI O ENSINO COM PESQUISA E A
PESQUISA PARA O ENSINO.
POIS NA ARTE DE ENSINAR,
É PRECISO VALORIZAR
O ATO DE PESQUISAR.


X

AS TEMÁTICAS APRESENTADAS
FOCARAM TEMAS IMPORTANTES.
DA ESCRITA NA INFÂNCIA
AOS PROFESSORES ATUANTES.
A QUESTÃO AMBIENTAL, A GEOGRAFIA REGIONAL
TODAS FORAM RELEVANTES.

XI

DESTACO A PARTICIPAÇÃO
DO PIBID DE GEOGRAFIA.
DA FORMA COMO A COORDENAÇÃO
ORIENTOU NO DIA-A-DIA.
DA IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR
E DOS ALUNOS DE GEOGRAFIA.

XII

A EXPERIÊNCIA DO ENPRAD
NOS TROUXE SATISFAÇÃO.
NA TROCA DO CONHECIMENTO
E NA FORMA DE APROXIMAÇÃO.
ENTRE OS QUE JÁ ESTÃO FORMADOS
E OS QUE ESTÃO EM FORMAÇÃO.
XIII

DOS PIBIDIANOS DE GEOGRAFIA
NÃO FAÇO NENHUMA DISTINÇÃO.
POIS SEI DA SUA COMPETÊNCIA
E DA SUA ABNEGAÇÃO.
EM FAZER O QUE É CORRETO
PARA A SUA FORMAÇÃO.




XIV

NÃO SOU POETA NEM CORDELISTA
SOU GEÓGRAFO DE FORMAÇÃO.
PROFESSOR IDEALISTA
AMANTE DA EDUCAÇÃO.
ADMIRADOR DA GEOGRAFIA
EDUCADOR POR OPÇÃO.

XV

DEIXO AQUI O MEU ABRAÇO
COM MUITA SATISFAÇÃO.
EM TER ACEITADO O DESAFIO
DA NOSSA COORDENAÇÃO.
PARA FAZER ESSES VERSOS
ENALTECENDO O ENPRAD
E A NOSSA PROFISSÃO.



ANTONIO ALVES DA SILVA
PROFESSOR DE GEOGRAFIA DO ABEL COELHO
SUPERVISOR DO PIBID